Como ter uma boa alimentação?

Existe coisa mais chata que nossas mães ficarem falando, "filha come aquilo, isso não é saudável" e blá blá blá? Não! Mas o que nossas mães falam são para o nosso bem. Acredito que nunca falamos muito sobre o tema saúde aqui no blog, então resolvi falar e alertar vocês sobre a má alimentação, não tenho a intenção de ser chata ou parecer a mãe de vocês, apenas quero ajudar. 
A boa alimentação é fundamental para nós que estamos em crescimento, tudo que comemos deve possuir todos os nutrientes que precisamos todos os dias para que não haja falta, e não sobre calorias a mais, além disso deve haver uma grande diversidade de alimentos quanto mais diversidade mais nutrientes.

1) Pães, arroz, cereais e massas: são a base da pirâmide alimentar (que a gente aprende lá no ensino fundamental:), são carboidratos complexos (vitaminas do complexo B e fibras). Devem ser consumidos em grande quantidade sem excesso!
2) Hortaliças e vegetais: eu sei que ninguém gosta de comer verduras mas é necessário elas contém (vitamina A, C, folato, ferro e fibras), elas ajudam a melhorar todo o funcionamento do corpo.
3) Frutas: quem não gosta de uma salada de frutas heim? Elas contem vitamina A, C, potássio, folato, ferro e fibras.
4) Leite, iogurtes e queijos: um dos meus grupos preferidos porque gosto muito de leite, e queijo, eles contém cálcio, proteína, vitamina A e D.
5) Carnes, aves, peixes, ovos, feijão e nozes: fonte de ferro, zinco, vitaminas do complexo B.
6) Gorduras, óleos e açucares: nesse grupo que muitas vezes exageramos, são fonte de vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias.

Agora vocês já sabem o que é mais importante consumir, e o que não pode ser consumido em excesso, mas acho que isso vocês já sabiam porque aprendemos a pirâmide alimentar lá no meio do ensino fundamental (não me lembro a serie exata agora). Mas sempre deixamos pra lá. 
Vocês devem estar se perguntando o porque estou falando sobre isso. Apesar de ser magra eu tenho o colesterol alto com 16 anos, e tenho uma amiga que também tem o colesterol alto, temos apenas 16 anos e já temos o colesterol alto resultado de muita comida gordurosa, ou seja comia besteira e deixava de lado verdura e frutas. Até uns 2 anos atrás eu não comia nenhum tipo de verdura ou fruta e olha qual foi o resultado, nada bom. Agora tenho uma alimentação melhor, sei que ainda tenho que melhorar muito e vou continuar tentando. As vezes não comemos algumas verduras porque escutamos, "nossa isso é horrível" mas a verdade é que nunca provamos, era isso que acontecia comigo, hoje como várias verduras que antes falava que não gostava, como não almoço em casa todos os dias, fica difícil se alimentar bem, mas não impossível porque nos restaurantes sempre tem vários tipos de salada, e sim, eu preferido almoçar em um restaurante que em um fast-food, porque como fico o dia todo no colégio alguns dias preciso de uma boa alimentação. É claro que não tenho o colesterol alto somente devido aos abusos de besteiras, mas também por conta do histórico familiar, mas por esse motivo mesmo devemos nós cuidar melhor. Quem quiser ter uma boa alimentação, o legal é ir a nutricionista, ela indicará os melhores alimentos para o nosso corpo, por casa pessoa tem um metabolismo.
O que vocês acharam da minha pequena história? Que tal nós alimentarmos melhor e como resultado ter uma saúde ótima?! 

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