A História do Jeans.


Lembram quando fiz um post sobre como surgiu as camisetas escritas I love NY, muitas pessoas gostaram e tiveram bons comentários. Então agora resolvi fazer um post de como surgiu o Jeans, hoje é uma peça super comum na nossa  maneira de se vestir mas nem sempre foi assim. 
Por volta do ano de 1850, auge da corrida do ouro e conquista do oeste americano, os mercadores aproveitavam o trabalho nas minas para vender roupas e lonas. Mas o mercado estava extremamente saturado. Com um grande estoque de lonas e sem conseguir mercado para vender todas, Levi Strauss passou a procurar outra maneira de aplicar esse produto.
Ele observou que o trabalho nas minas, exigia um grande trabalho físico, desgastando bastante as roupas usadas, que logo tinham que ser substituídas, gerando um grande gasto. Levi Strauss criou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía e disponibilizou aos mineradores. Foi um grande sucesso, já que as calças tinha maior resistência e gerava menos gastos. Assim os trabalhadores passaram a utilizar o Jeans para trabalhar. 
No século XX com o surgimento no cinema o Jeans passou a ser conceito de juventude rebelde. Assim o Jeans conquistou o restante da população, por ser uma roupa despojada e do cotidiano sem perder seu charme e elegância. 
Calvin Klein foi o primeiro estilista a colocar o jeans na passarela, na década de 70. Gerou choque indignação as pessoas mais conservadoras. Mas essa atitude só fez com que o jeans se espalhasse ainda mais na sociedade.








Hoje o jeans é sinônimo de praticidade e comodidade, e muito usado no dia a dia. Com o passar dos anos, surgiram jeans de todas as maneiras e estilos. Primeiro o jeans foi criado para trabalhar, e hoje ele é usado em qualquer ocasião. Surgiu também o short jeans inspirado nas calças do mesmo tecido.




Bem, legal a história de como surgiu o jeans. O que vocês acharam? Já sabiam da história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.