"O que os outros vão pensar?"

   "Quando eu era pequena não tinha medo nenhum de bicho-papão, mula-sem-cabeça ou de bruxa malvada. Quem me aterrorizava era outro tipo de monstro. Eles atacavam em bando. Chamavam-se Os Outros.
   Nada podia ser mais danoso que Os Outros. As crianças acordavam de manhã já pensando neles. Quer dizer, as crianças não: as mamães. Era com os outros que elas nos ameaçavam caso não nos comportássemos direito. Se não estudássemos, Os Outros nos chamariam de burros. Se não fôssemos amigos de toda a classe, os Outros nos apelidariam de bicho-do-mato. Se não emprestássemos nossos brinquedos, Os Outros nunca mais brincariam conosco.
E o pior é que as mães não mantinham a lógica do seu pensamento. “Mas mãe, todo mundo dorme na casa dos amigos” “Eu lá quero saber dos Outros? Só me interessa você!” Era de pirar a cabeça de qualquer um. Não víamos a hora de crescer para nos vermos livres daquela perseguição.
   Veio a adolescência, e que desespero: descobrimos que os Outros estavam mais fortes do que nunca, ávidos por liquidar com nossa reputação.
   “Você vai na festa com esta calça toda furada? O que Os Outros vão dizer?” 
   “Filha minha não viaja sozinha com o namorado, não vou deixar que vire comentário na boca dos Outros”.
   Não tinha escapatória: aos poucos fomos descobrindo que os outros habitavam o planeta inteiro, estavam de olho em todas as nossas ações, prontos para criticar nossas atitudes e ferrar com nossa felicidade.
    Hoje eles já não nos assustam tanto. Passamos por poucas e boas e, no final das contas, a opinião deles não mudou o rumo a nossa história. Mas ninguém em sã consciência pode se considerar totalmente indiferente a eles. os outros ainda dizem horrores de nós. Ainda têm o poder de nos etiquetar, de nos estigmatizar. A gente bem que tenta não levá-los a sério, mas sempre que bate uma vontade de entregar os pontos ou de chorar no meio de uma discussão, pensamos: “Não vou dar este gostinho para Os Outros”.
   Está para existir monstro mais funesto do que aquele que poda nossa liberdade."


                                                                 Martha Medeiros


Obs: Encontrei esse texto no módulo de Gramática quando estava fazendo uma tarefa, na hora pensei "Nossa esse texto tem que ir pro blog", e aqui está só eu acho que a Martha Medeiros escreve muito bem? Claro que não né, e esse texto descreve exatamente o que acontece com muitas de nós.

2 comentários:

  1. Que texto lindooooo!
    Cara, sem palavras pra esse texto. Muito perfeito.


    Ianka.

    ResponderExcluir
  2. Sim, esse texto é ótimo, a Martha Medeira é uma ótima escritora.

    ResponderExcluir

.