Dicas de como estudar


Olá meninas, sumi um tempinho daqui né? O problema como sempre o colégio, fica difícil fazer post para o blog.  Já que o que me impede de postar aqui no blog é o colégio porque não fazer um post sobre como estudar e tentar se sair bem nas provas? 
Para falar a verdade nunca tive muita dificuldade na hora de estudar graças a Deus estudar pra mim sempre foi tranquilo, mas muitas meninas tem dificuldade. Até a 4º serie eu não gostava muito de estudar, mas depois percebi que estava na hora de começar a tirar nota boa e tentar passar em uma boa faculdade, foi ai que comecei a estudar de verdade.
Sabe aquele papo que todo mundo fala que estudar uma semana antes é bom, pois é nunca fui de fazer essas coisas, de estudar dias antes da prova ou estudar todos os dias. Não estudo muitos dias antes porque pra mim Isadora não dá certo, e estudar todo dia é meio complicado. Mas eu tenho uma certa facilidade em aprender as coisas então sempre estudo uns dois dias antes da prova.

1º passo

Prestar atenção nas aulas e não ficar batendo papo a aula todo com as amigas, eu sei que para algumas meninas é complicado não conversar com as amigas, mas pode ter certeza se você prestar atenção nas aulas estudar em casa fica bem mais fácil. Eu converso com minhas amigas nos intervalos entre as aulas, mas quando o professor está explicando eu presto muita atenção porque assim você pode tirar dúvidas e quando for estudar em casa consegue se lembrar bem daquela aula.

2º passo

Anotar tudo, tudinho mesmo que os professores passam no quadro. Quando você anota tudo que eles passam fica mais fácil de estudar, porque muitas vezes o livro é mais complicado de entender. Outra dica é anotar algumas coisas que eles falam durante a aula mas não passam no quadro. Acompanhar a correção do exercícios é fundamental porque depois você pode refazer os exercícios em casa na hora de estudar para prova principalmente em exatas. 

3º passo

Estudar todos os dias tudo que é passado nas aulas é importante para fixar a matéria (infelizmente não consigo estudar todos os dias). Mas quem consegue sabe que é bem mais fácil na hora de estudar pra prova . Fazer as tarefas que os professores passam, como eu não estudo todos os dias, eu faço todas as tarefas porque assim fixo o que aprendi em sala de aula. Se você deixar para copiar a tarefa do seu colega você não vai aprender nada, só vai ganhar um visto e pronto.

4º passo 

Na hora de estudar para a prova é importante estar sempre em um lugar silencioso porque assim você não se distrai com barulhos de televisão. Estudar sempre no mesmo lugar também é fundamental porque assim seu cérebro se acostuma que quando você está naquele lugar é o momento de concentração. Se você tem prova durante a semana, é bom que antes de estudar tirar uma soneca de 1 hora ou 30 minutos porque assim quando for estudar você já estará mais tranquila. Na hora de estudar é importante ler o livro e as anotações no caderno e fazer um resumo com as suas palavras sobre cada tópico importante é forma mais fácil de aprender teorias. Já as exatas o importante é refazer todos os exercícios que foram feitos em sala de aula e que foram corrigidos, ano passado eu não em saia tão bem em exatas porque morria de preguiça de refazer os exercícios, esse ano refaço todos os exercícios sem exceção e quase fecho as provas. 

5º passo

Não pode ter preguiça na hora de estudar, nem sono! Se estiver com preguiça ou sono tome um banho ou coma alguma coisa que sempre te deixe mais acordada. Na hora de estudar mantenha coisas que te distraiam longe. Como tenho 4 provas todo sábado começo a estudar na quinta, estudo para duas provas na quinta e duas na sexta e depois reviso todas as matérias. É importante sempre que você terminar de estudar uma matéria parar para descansar e ir comer alguma coisa pra recarregar as energias, porque seu cérebro merece um descanso. E depois voltar e estudar a próxima matéria.

É importantíssimo dormir bem, porque quando você dorme bem fica mais disposto para o outro dia, se alimentar bem também e essencial porque você precisa de energia para estudar. Um alerta para vocês que gostam de estudar de madrugada, algumas pessoas da minha sala preferem dormir a tarde toda e de madrugada estudar, gente isso não faz bem porque você fica mais cansado e desregula seu horário biológico e pode acabar indo parar no hospital uma hora. Uma boa dica é tirar uma soneca depois que chegar do colégio, já foi comprovado em pesquisas que alunos que tiram uma soneca depois do colégio tem maior rendimento do que aqueles que não dormem, porque quando você dorme tudo que você aprendeu no colégio vai fixando na sua mente. 

Bom, se vocês seguirem esses passos conseguem com certeza se sair bem nas provas e tirar notas boas! Então bom estudo para vocês!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

.