Progressiva ou Selagem?


Acho que nós aqui do blog nunca comentamos muito sobre cabelos aqui, mas hoje resolvi falar um pouco. Como vocês podem ver meu cabelo na foto aqui do blog, ele aparece liso, mas ele não é liso, é um enrolado meio liso não é feio mas difícil de cuidar, tem dias que acordo amando meus cachos e outros não. Ano passado depois de tanto minha madrinha insistir decidi fazer progressiva, foi bom pro meu cabelo tirou o volume que ele tinha, aproveitei e cortei ele no tamanho médio, mas meu cabelo cresce muito muito rápido mesmo, então logo ficou do tamanho que está ou melhor estava. Ontem decidi cortar meu cabelo do tamanho médio de novo, porque sem duvida nenhuma é bem melhor de cuidar, ele ficou um pouco mais curto está quase acima do ombro (depois que tirar uma foto legal mudo a minha aqui do blog, para vocês verem). Talvez vocês me achem meio doida, porque meu cabelo já chegou quase na cintura, e cortei médio, depois ficou do tamanho que está na foto do blog e agora cortei ele curto. Na verdade não tenho medo de cortar meu cabelo como muitas meninas tem porque sei que logo ele vai crescer e volta ao normal, então não vejo problema. Algumas amigas minhas preferem meu cabelo grande, outras preferem ele curto, mas curto é bom porque não é preciso ficar passando chapinha sempre e estragar o cabelo aos poucos. Dessa vez não fiz progressiva mas selagem (porque meu cabelo já é meio liso então não tinha mais necessidade de fazer progressiva, mas apenas hidratar), por esse motivo decidi fazer o post para dizer qual a diferença entre selagem e progressiva, muitas meninas tem medo de fazer pois acham que vai estragar o cabelo, na verdade antes de fazer qualquer química no cabelo você deve pesquisar bastante e escolher um bom salão para fazer a progressiva ou selagem para não dar problemas depois! Enfim depois de toda essa conversa vou começar a contar qual a principal diferença. 



A escova progressiva ajuda a tratar e diminuir o volume dos fios, é chamada de "progressiva" pois seu efeito é gradualmente a cada aplicação os fios vão ficando mais finos e menos cheios.A queratina presente na progressiva hidrata os fios, a chapinha é usada para ajudar a fixar a queratina nos fios deixando - os mais bonitos e macios. Com o tempo os produtos saem do cabelo, por isso é necessário fazer a progressiva a cada dois meses aproximadamente. O formol que é utilizado pode causar irritações portanto procure um profissional de confiança (lembrando que existe escovas sem formol), certifique-se que não possui nenhuma alergia a algum produto que será utilizado, depois de fazer a progressiva é necessário lavar o cabelo com um shampoo que não contenha sal. 

(Todas a imagens retirados do weheartit)

A Selagem tem como o principalmente efeito a hidratação ou seja reconstrução capilar, mas também deixa os fios mais lisos isso tudo é causado pelo seu principal produto a queratina. A selagem não utiliza formol em sua composição, e é mais fraca que a progressiva. Não tem um cheiro tão forte, e só pode lavar o cabelo depois de três dias, para o produto fixar melhor no cabelo. No salão onde fiz a selagem a cabeleireira recomendou que eu usasse um shampoo sem sal, para não retirar toda a química do cabelo e não fazer efeito, ela me recomendou os shampoos da Natura o pós química. É ideal lavar o cabelo só com shampoo na primeira lavagem sem o condicionador.


Como podemos perceber a principal diferença entre a progressiva e a selagem é que a progressiva utiliza formol ou seja tem mais riscos de ocorrer irritações ou alergia, além do cheiro forte, e seu principal objetivo é diminuir o volume dos fios alem de alisar. A selagem não existe tantos risco de ocorrer intoxicação ou irritação pois não utiliza formol somente a queratina, além de alisar ela hidrata os fios. Na minha opinião a selagem não tem o cheiro tão forte quanto a progressiva e não irritou os olhos, lembrando que cada pessoa reage de forma diferente aos produtos. A progressiva é melhor pra quem tem cabelos mais volumosos, já a selagem para quem tem aquele cabelo um pouco liso mas meio enrolado ainda, pois ela vai hidratar e alisar.
Uma grande diferença que eu percebi entra a progressiva e selagem é que a progressiva no dia que é feita deixa o cabelo mais leve como se não tivesse nenhum produto mas fosse uma escova qualquer sem nenhum produto no cabelo, já a selagem o cabelo quando passamos a mão percebemos que tem um produto nele, fica um pouco pesado, mas depois que lava o cabelo fica normal é claro.

E vocês já fizeram alguma química no cabelo? Lembrem-se que é importante escolher um profissional responsável para fazer qualquer química no cabelo!



16 comentários:

  1. Adorei o post, mas confesso que morro de medo de colocar alguma química no meu cabelo!
    Tem post novo lá no blog, se puder, comenta?!
    Beijos,
    http://segredosentrelinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É verdade, muita gente tem medo, mas só precisa ir em um profissional responsável e seguro. (:
    Pode deixar.

    ResponderExcluir
  3. Comecei fazendo definitiva, fiz uma vez, depois passei pra progressiva e hoje só faço celagem. E realmente é importante procurar uma boa cabeleireira, porque a minha conta cada história de clientes que foram em outros lugares porque era mais barato e ficaram com o cabelo totalmente estragado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz o mesmo com os meus cachos.Acho lindo cachos, mas não acho que combina comigo mais.Porém liso "esturricado" num gosto.Comecei fazendo definitiva, depois de 7 anos nisso, descobri a selagem e cortei um corte maravilhoso (chanel de ponta)em que me encontrei e que combina muito com cabelos ondulados ou cacheados.Daí que agora eu vou continuar só fazendo a selagem e cauterização.Tô amando meu novo look, mais moderno e muito mais prático de cuidar pra mim que não tenho talento com escova e secador.

      Excluir
  4. É verdade tem muita gente que vai em qualquer salão e estraga o cabelo, o meu cabelo já está começando a ficar bem mais liso depois da progressiva e a selagem. Mas gostou do resultado? (:
    @isadoralagares

    ResponderExcluir
  5. A maior diferença das duas não é o formol, pq existem progressivas sem formol!

    ResponderExcluir
  6. É verdade. Mas na minha opinião a diferença é que mesmo existindo a progressiva sem formol, a selagem é boa porque hidratada o cabelo e acredito que maltrata menos. (:

    ResponderExcluir
  7. Oiee, adorei seu blog, fofa!!!
    primeiro meu cabelo é fino nem cacheado, nem ondulado, acho que de tanto produto que já usei o cabelo ficou meio termo.
    Não gosto da PROGRESSIVA (o cabelo fica lindo, mas quando vai saindo o efeito o estrago vai ficando, o meu cabelo fica uma palha de pontas duplas e brancas TENHO HORROR DELA).
    Quanto a SELAGEM eu não posso ficar sem (o cabelo fica super natural, vai saindo e ficando mais lindo ainda, porém se a selagem for muito forte "manipulado com mais formol" fica uma progressiva). Eu gosto de passar a selagem todo mês, mas o meu cabelo fica perfeito com ela de 3 em 3 semanas!! NÃO TENHAM MEDO FOFAS, se o salão for de confiança, com ou sem formol seus cabelos vão ficar perfeitos!!
    PS: super experiente nisso (já fui de selagem manipulada, selagem com progressiva na raiz, e a perfeita selagem que eu amo)

    VOU ExPERIMENTAR UMA SELAGEM NOVA QUE COMPREI SE GOSTAR CONTO PARA VO6, (se vc me der autorização né fofa, desculpe tomar seu blog um tikinho)!!
    bjoOO

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou do blog.
    Concerteza a selagem é ótima, como você mesma disse. Quando experimentar a nova selagem é claro que pode vir aqui contar pra gente, não tem problema nenhum. Se quiser até fazer um post aqui no blog contando como foi é só conversar conosco no twitter @ultimapagiina ou no nosso e-mail ultima.pagina@hotmail.com
    Sempre que quiser dar alguma opinião sobre o assunto estamos aqui, você é muito fofa.

    ResponderExcluir
  9. Quanto tempo dura cada uma delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu cabelo, geralmente são tres meses, mas se seu cabelo for mais fino, dura mais tempo. Varia tambem se voce faz ou não hidratação, lava todos os dias, isso tudo vai mantendo ou não.

      Excluir
  10. Nunca fiz quimica nenhuma em meu cabelo e eu so faço chapinha, mas a chapinha esta acabando com meu cabelo. Gostaria que vc me indicasse qual seria melhor para o meu cabelo a selagem ou a progressiva?

    ResponderExcluir
  11. Sou homem... meu cabelo é um pouco enrolado, mas um pouco duro... Eu quero alisar o cabelo, o que eu coloco- Progressiva ou selagem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que selagem é melhor porque hidrata o cabelo e vai fazer ele pesar mais. Faço no meu cabelo, que é naturalmente enrolado, e o resultado é bem legal. Mas recomendo que você vá no salão antes, perguntar qual é melhor para o seu tipo de cabelo e fazer teste de mecha para ver se não vai agredir seu cabelo ;D

      Excluir
  12. dei progressiva sem formol mais a mulher do salao ñ enxagua e depois de oito dias estava cheio de caspa o produto aplicado virou caspa no cabelo todo ae eu lavei meu cabelo e sai mais os cachos estao voltando a cda dia recomendo fazer progressiva mais com alguem de confiança fica muito lindo eu amei e vou dar nu cabelode novo em março bejs .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, toda química no cabelo deve ser feita com alguém de confiança e que saiba o que está fazendo.

      Excluir

.