Profissões

Todo ano a melhor faculdade do meu estado abre dois dias para que alunos de todas os colégios possam ir lá, e conhecer um pouco mais da profissão que pretende seguir, ou se não tiver uma profissão ainda se interessar por alguma. Ano passado eu fui com o meu colégio mas não levei muito a serio, mas essa ano era necessário levar a serio, porque ano que vem presto o vestibular decisivo mesmo. 
Infelizmente o meu colégio só foi de tarde (só para não perdemos aula de manhã), e não deu tempo de assistir palestras sobres todos os cursos que eu queria ir, por ser só um período é muito pouco pois as palestras duram no máximo uns 50 minutos, algumas duram até 30 minutos. Tive tempo de ir apenas em Medicina e Nutrição, teria dado tempo de ir em Engenharia Civil, mas eu e minhas amigas acabamos não encontrando onde seria o local da palestra, porque o campus da faculdade é enorme, a primeira vez que fui lá até me perdi (kkkkk), mas esse ano correu tudo bem!
Vou falar para vocês o que achei dois dois cursos que deu tempo de ir assistir a palestra, lembrando que essa é minha opinião sobre o curso, e cada um tem seu jeito de pensar.

Medicina - O curso na faculdade do meu estado dura seis anos, e possui várias etapas até que você chegue ao final, possui etapas de teoria e aquelas em que você vai colocar em prática o que aprendeu com pacientes. Eu estava pensando em fazer pediatria, mas acabei desistindo, porque para ser medica (o) você precisa amar muito a profissão, porque como o palestrante disse, você tem que pensar bastante antes de escolher essa área porque é muita responsabilidade em suas mãos, a vida de uma pessoa. Para ser médica (o) você terá que estudar o resto de sua vida, pois a cada dia que passa surge doenças novas, e as que já existiam acabam ficando mais fortes, em qualquer profissão você terá que estudar o resto da sua vida, mas na medicina tudo acontece em frações de segundo. Muitas vezes os médicos ganham pouco e trabalham muito, nós sempre temos essa impressão de que se você fazer medica vai ficar rico, é claro que existe essa possibilidade, mas nem sempre é assim sempre tem suas exceções. Além do que muitas vezes o médico não recebe o reconhecimento que merece. Para ser médico você precisa também se importar com o paciente, e não trata-lo como uma maquina que precisa ser consertada, porque você está tratando de uma pessoa, que tem sentimentos e uma família. Acho que para ser médico você precisa mesmo ter nascido com esse dom, porque Deus irá te usar para salvar vidas, é uma profissão de muita responsabilidade! O lado bom de ser medica (o) é que você poderá ajudar a salvar vidas de pessoas, poderá ganhar aquele sorriso de agradecimento da pessoa que ajudar a curar, e quando as pessoas falam:  "Sou médica!" todo mundo já fica assim NOSSA! kkkkk Todo profissão tem lado positivo e negativo.

Nutrição - No curso de nutrição você ajuda na manutenção da saúde e recuperação das pessoas, além de ajudar a prevenção de doenças. Existe várias áreas dentro da nutrição, como a Nutrição clínica em hospitais, Saúde coletiva - em restaurantes etc, Alimentação Clínica trabalho em órgãos públicos, além de poder trabalhar em áreas de esportes, de ensino (ser professora), de pesquisa, e existe até a áreas de marketing em nutrição. Eu não sabia que em nutrição existia várias áreas diferentes assim, então achei bem legal. Quando você é uma nutricionista (o) é necessário se adequar  a realidade da pessoa que você está ajudando, por exemplo se for uma pessoa que não tem uma boa condição financeira não se pode colocar alimentos caros mas que se encaixem naquele mundo que ela vive. Até o momento estou pensando em fazer nutrição, porque quero ajudar as pessoas a ter uma boa saúde alimentar, porque como tenho o colesterol alto como já disse aqui, quero ajudar outras pessoas que tenham o mesmo problema, penso em trabalhar com nutrição em consultório atendendo as pessoas.  E umas das matérias que se tem no curso de nutrição é Química orgânica. 

Bom espero ter ajudado vocês, lembrando que essa é minha opinião, e cada um pensa de um jeito diferente, então talvez eu gosto de algo que alguém não goste ou vice-versa. Eu sempre quis fazer Jornalismo ou História são duas áreas que eu gosto bastante, mas infelizmente aqui na minha cidade esses cursos não tem muito futuro. Assim precisei escolher outro e acabei indo pra Psicologia, ano passado assisti uma palestra que me fez pensar em desistir, então fui para Nutrição a minha ideia no momento, mas ano que vem espero assistir palestras de Psicologia, Engenharia e Estatísticas.  Olhem só para vocês verem como eu mudo de opinião, porque escolher uma profissão é algo muito importante que vai mudar o rumo da sua vida, então devemos pensar muito bem antes de escolher o que vamos fazer. Acredito que devemos escolher algo que nós gostamos, porque de que adianta ganhar o maior dinheiro do mundo se quando chegar em casa você vai estar estressado por fazer algo que não gosta, as vezes no nosso trabalho podemos até não ganhar muito, mas se soubermos administrar nosso dinheiro, tenho certeza que podemos ter uma vida boa. 
Como no momento estou pensando em ser Nutricionista, minha família não gosta muito dessa ideia, ninguém me mandou desistir ou qualquer coisa do tipo, mas não escondem que preferiam outra profissão, e eu acho isso legal, porque nossa família devem dizer o que acham mesmo que não nos agrade, já minha vó disse que eu tenho que fazer o que quero, e não escutar os outros, que tenho que fazer algo que eu goste, se for nutrição ótimo, se não for, tudo bem (que fofa kkkk).  Minha família queria que eu escolhesse um curso que desse mais dinheiro (na maioria das vezes sempre acontece isso), mas continuo querendo Nutrição até o ano quem vem se eu não mudar de ideia hahaha.
Gostaram de Medicina ou Nutrição? Pensam em seguir qual profissão? Contem nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.